PROJETO : “
Intervenção na hora certa “
março de 2012
março de 2012
Escola Estadual : Prefeito João José de Lima
Supervisora : Sofia E. Soares de Carvalho
Diretora: Mônica Vanessa de Resende Morais
Justificativa: O Projeto visa fazer
da intervenção um momento propício à leitura de forma agradável, onde o aluno
leia com domínio os gêneros textuais e tenha compreensão do que leu, alcançando
as habilidades necessárias à leitura.
Ações: Será feito um diagnóstico de leitura, onde a supervisora tomará
a leitura de todos os alunos, com textos adequados a cada ano de
escolaridade.
Após a leitura dos alunos que também deverão interpretar o
texto, a supervisora fará um gráfico de cada turma com os resultados, da fluência e
interpretação dos alunos.
Organizará os grupos de acordo com as dificuldades
apresentadas, sendo eles:
Grupos de “ Estudo alfabetizador “: alunos que não lêem.
Grupos “ Ciranda de leitura “, são os alunos que lêem mas estão na fase intermediária.
Para o grupo de estudo
alfabetizador será desenvolvido trabalhos como:
ü Identificar as letras do alfabeto em
atividades escritas em parlendas e outros gêneros textuais, e também utilizando
material concreto.
ü Identificar a 1ª letra das palavras
em atividades escritas em parlendas e outros gêneros textuais e também com
imagens.
ü Identificação de sílabas, palavras
nos textos.
ü Atividades que desenvolvam a
coordenação motora .
ü Recortar, colar,etc.
ü Contar histórias para que depois
recontem.
ü Uso de parlendas, poesias e outros
gêneros textuais, estimulando a leitura.
ü Produção de frases e textos.
Grupo “ Ciranda de
leitura” : (de acordo com cada grupo )
ü Trabalho com parlendas, poesias,
textos informativos e diversos gêneros textuais buscando:
·
Identificar
o assunto do texto.
·
Dar
opiniões sobre os fatos
·
Identificar informações implícitas e explícitas
·
Caracterizar
os personagens da história.
·
Ouvir
histórias e recontá-las.
·
Ler
textos da ” Caixa de Leitura “ em voz alta.
·
Empréstimos
de livros para que o aluno conte a história.
·
Produção
de textos (poesias , cartas, bilhetes ).
·
Continuação
de textos, dando continuidade aos fatos já descritos no texto e finalizando a
história.
·
Refazer
as produções de textos com auxílio individual da supervisora.
Observações:
Os Grupos serão atendidos da seguinte forma:
Grupo de Estudo Alfabetizador(supervisora ,eventual e vice-diretora )
Grupo Ciranda de Leitura (o trabalho será realizado pelo professor com a orientação da supervisora ).
Os atendimentos acontecerão mediante um cronograma.
·
Apresentação
e explicação do cartaz “ O que preciso
saber ao ler um texto? Neste cartaz a
supervisora abordará todos os requisitos necessários para que se tenha uma boa leitura e
interpretação, dentro das informações dos
Cadernos do Ceale , a apostila “ O
essencial “ e a Resolução 1086 /2008.
·
Convidar
pessoas da escola ou da Comunidade para contar histórias
Avaliação
Através das conquistas e das dificuldades dos alunos , o trabalho terá
modificações buscando melhorar
a aprendizagem dos alunos.
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